Restaurante Solidário Baixa, Porto
(Happisodes)
New Diner é um projeto da designer Matali Crasset para o Restaurante Solidário Baixa, no Porto. Em colaboração com a CASA e a ACISJF, as duas instituições que gerem o restaurante e prestam um serviço social de refeições diárias, Crasset desenvolveu um quiosque interior — uma intervenção específica para o local que assenta em dois objetivos principais: reforçar a hospitalidade do salão do restaurante, conciliando as várias atividades que ali têm lugar, e enfatizar as relações humanas, reativando suavemente a atmosfera do espaço.
Inspirando-se nos azulejos do restaurante, Crasset desenhou também paisagens gráficas e rituais imaginários que agora animam os espelhos, enriquecendo ainda mais a identidade do espaço.
O New Diner pode ser visto como um convite aos cidadãos do Porto para descobrirem mais sobre o restaurante existente, que, devido às suas características espaciais, lembra um “diner”: um restaurante informal onde se come barato. O “novo” remete não só para o reencantamento do local, mas também para uma nova ideia de convívio alargado. Significa também que o restaurante se torna um ponto de encontro onde o repouso, a partilha e a escolha são possíveis.
Designer: Matali Crasset
Associações: CASA voluntary association (Ana Salão) + ACISJF (Inês Lima, Pedro Ferreira da Silva)
Matali Crasset é uma designer francesa de renome internacional que defende o design como uma prática artística, antropológica e social desde que se formou na ENSCI–Les Ateliers. Matalie dedica-se à criatividade, às pessoas e à vida quotidiana, explorando continuamente como o design pode contribuir para a comunidade e ajudar-nos a navegar num mundo em transformação.
Eleonora Fedi é designer de interiores e espaços e docente, sediada no Porto. É licenciada pelo Politécnico de Milão (2012) e Mestre pela Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos (2015), onde leciona temas ligados à cultura de projeto do espaço e do habitar.
Colabora com a esad—idea como investigadora e designer responsável pelos projetos expositivos, integrando a equipa da Porto Design Biennale desde a sua primeira edição em 2019.
O seu trabalho inclui projetos expositivos para Galiza – Processos e Formas (2023), com curadoria de David Barro; Apagar a Linha – Entre Terra e Água (2023), com curadoria de Ivo Poças Martins; Portugal Pop – A Moda em Português 1970–2020 (2022-2025), com curadoria de Bárbara Coutinho; Sapatilhas – Do Estado Novo ao Virar do Milénio (2022), com curadoria de Pedro Carvalho de Almeida.
Foi cocuradora da exposição Reusing Furniture (2023), juntamente com Maria Milano. Colaborou como assistente de curadoria em Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo, Abitare Itália – Ícones do Design Italiano e Riccardo Dalisi – Imperfeição Perfeita (2019).
Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.
A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.
Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.